Mercado de trabalho fluminense volta a gerar empregos em fevereiro após dois meses de queda – SINDBORJ
UTF-8
Sistema FIRJAN

Mercado de trabalho fluminense volta a gerar empregos em fevereiro após dois meses de queda

Mercado de trabalho fluminense volta a gerar empregos em fevereiro após dois meses de queda



Um levantamento da Firjan, através da plataforma Retratos Regionais, mostra que fevereiro foi o mês da retomada de empregos neste ano no estado do Rio, com 14.676 vagas abertas com carteira assinada. Os números positivos mostram uma recuperação após dois meses de resultados negativos – por conta do movimento sazonal de início de ano provocado pelo encerramento de contratos temporários, segundo especialistas da federação.

ACESSE A PLATAFORMA RETRATOS REGIONAIS

O desempenho foi puxado pelo setor de Serviços (+15.365), principalmente no segmento de Educação, em linha com o movimento de volta às aulas. O setor industrial (+2.665) – que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública – aparece em seguida, impulsionado pela Construção Civil. Por outro lado, Agropecuária (-124) e Comércio (-3.230) continuam mostrando redução de vagas no mês.

A maior parte dos municípios fluminenses geraram vagas em fevereiro: 52 das 92 cidades, com destaque para a Capital (+8.005), que também teve o segmento de Educação como maior contratante. Na análise por porte, as micro e pequenas empresas (+14.932) foram as responsáveis pelo resultado positivo nas contratações do estado. Já as médias e grandes empresas indicaram relativa estabilidade, registrando apenas seis demissões em fevereiro.

Acumulado do ano até fevereiro

Nos dois primeiros meses do ano, foram 13.647 novos empregos criados no estado. Novamente, os setores de Serviços (+18.663) e Indústria (+6.323) foram os maiores contratantes. Já Agropecuária (-102) e Comércio (-11.237) ainda buscam se recuperar dos saldos negativos nos dois primeiros meses de 2023.

Entre as 10 classes econômicas que mais contrataram no estado neste ano, a maior parte tem atividades ligadas à Educação. Confira na lista abaixo:

• Administração Pública em Geral (+7.318)
• Atividades de Serviços Prestados Principalmente às Empresas não Especificadas Anteriormente (+1.738)
• Limpeza em Prédios e em Domicílios (+1.700)
• Ensino Fundamental (+1.628)
• Construção de Edifícios (+1.195)
• Atividades de Apoio à Gestão de Saúde (+1.426)
• Agência de Viagens (+1.168)
• Educação Infantil – Pré-Escola (+942)
• Educação Infantil – Creche (+873)
• Serviços de Catering, Bufê e Outros Serviços de Comida Preparada (+782)

Plataforma Retratos Regionais

plataforma Retratos Regionais, da Firjan, tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em painel setorial estão dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores. 

Fonte: Firjan. 

Compartilhe: