No contexto de combate à pandemia de Covid-19, diversas medidas vêm sendo adotadas no estado do Rio de Janeiro. Destacam-se o isolamento da Região Metropolitana do interior fluminense a partir da restrição a linhas intermunicipais de ônibus; a redução em 50% da capacidade de lotação de ônibus, barcas, trens e metrô; a suspensão da circulação de ônibus interestaduais com origem em estado com circulação confirmada do novo coronavírus e a recomendação de suspensão de operações aeroviárias com origem em estados e países nesta situação.
Ademais, o governador do estado admitiu a possibilidade de restrição dos transportes, permitindo a circulação somente de pessoas autorizadas.
Nesse cenário, a Firjan reforça a necessidade de garantir o abastecimento da população, o que só é possível com a manutenção das atividades das indústrias fluminenses.
Cabe ressaltar que os setores da indústria do estado são altamente encadeados, com grande interdependência entre os diversos segmentos. O comprometimento dessas atividades prejudica toda a sociedade.
Nesse sentido, a Firjan defende a necessidade de manutenção das atividades industriais, de forma a permitir o acesso da população aos bens industriais.
Fonte: Firjan