A Firjan SESI está com inscrições para 1.150 vagas gratuitas de EJA (Educação para Jovens e Adultos), em turmas de Ensino Médio. As oportunidades abertas até o dia 25 de abril são para trabalhadores do mercado formal ou informal (empregados ou desempregados), com idade mínima de 18 anos. As inscrições devem ser feitas presencialmente, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 17h, em um dos polos de EJA da Firjan SESI no estado – Duque de Caxias, Santa Cruz, São Gonçalo e Volta Redonda.
“Só a educação pode salvar o mundo. Ela é a resposta para todos os questionamentos que estamos vivendo. E nunca é tarde para aprender. As aulas são oferecidas na modalidade semipresencial, estruturadas justamente para quem não pôde concluir o Ensino Médio no tempo regular e precisa conciliar o tempo de trabalho e de estudo”, destacou Giovanni Lima, gerente de Educação Básica da Firjan SESI.
Caso o número de inscrições para esse edital seja superior ao número de vagas oferecidas, haverá um sorteio para o preenchimento das mesmas, no dia 27 de abril (sábado), às 10h, quando o candidato deve comparecer pessoalmente. Se não houver concorrência para a vaga pretendida até o prazo estipulado, o interessado poderá realizar a sua matrícula nos dias 29 e 30 de abril, em um dos polos.
No momento da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (original e cópia): CPF; Carteira de Identidade; Certidão de Nascimento ou Casamento; comprovante de escolaridade; Declaração de Escolaridade ou Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão; autodeclaração de baixa renda, escrita de próprio punho, sob a responsabilidade do declarante trabalhador do mercado formal ou informal; comprovante de situação militar, para os alunos do sexo masculino; comprovante de residência; e duas fotos 3×4.
O edital completo está disponível no site www.firjan.com.br/eja . Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.
Metodologia para trabalhadores do século XXI
O currículo de EJA da Firjan SESI é estruturado por competências e organizado de forma integrada por áreas de conhecimento, num desenho técnico avançado de educação para adultos trabalhadores do século XXI. O programa utiliza uma metodologia de certificação e reconhecimento de saberes pré-existentes do adulto. Além disso, disponibiliza tecnologias educacionais inovadoras para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, como plataforma de estudos, sala de aula virtual e materiais didáticos digitais.
Fonte: Firjan